É uma infecção do saco lacrimal causada por obstrução das vias lacrimais. Podemos ter a dacriocistite aguda e a dacriocistite crônica.
– Dacriocistite aguda: os sintomas são dor, inchaço, vermelhidão no canto interno da pálpebra inferior (localização do saco lacrimal), lacrimejamento, secreção purulenta drenando através do ponto lacrimal e pode haver febre.
– Dacriocistite crônica: lacrimejamento pode ser o único sintoma.
Obstrução de Vias Lacrimais
As vias lacrimais ou canal lacrimal é o sistema responsável pelo escoamento da lágrima até o nariz (esse canal conecta o olho ao nariz). Quando ocorre obstrução desse canal o paciente irá apresentar lacrimejamento. Dependendo do nível da obstrução poderá também haver secreção e/ou uma nodulação junto ao nariz próximo ao canto interno do olho afetado.
– Obstrução Congênita das Vias lacrimais: É comum recém-nascidos apresentarem lacrimejamento e secreção ocular devido a presença de uma membrana interna no canal lacrimal. Geralmente em 90% dos casos de lacrimejamento em recém-nascidos apresentam melhora espontânea nos primeiros 6-12 meses de vida (pois ocorre uma ruptura espontânea dessa membrana).
– Obstrução adquirida das vias lacrimais: É a obstrução que se adquire ao longo da vida e que pode acometer tanto crianças, adultos, como idosos. Os sintomas são lacrimejamento constante acompanhado ou não de secreção ocular.