O procedimento de cross-linking da córnea consiste em um tratamento cirúrgico desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência da córnea e, com isso, melhorar sua estabilidade além de reduzir o potencial de deformação especialmente nos pacientes portadores de ceratocone em franca progressão.
Este procedimento também pode ser indicado em pacientes que apresentam ectasias corneanas e degeneração marginal pelúcida. A grande maioria dos pacientes (80%) não apresenta alterações na refração e na curvatura corneana. Entretanto, 20% dos pacientes apresentam leve diminuição da curvatura de até duas dioptrias. O maior objetivo deste procedimento é diminuir as chances de progressão da doença.
O cross-linking é realizado em ambiente de bloco cirúrgico de forma ambulatorial, anestesia local com colírio. Nos pós-operatório o paciente recebe prescrição de colírios anti-inflamatório, antibiótico e lágrima artificial para ser utilizado nos primeiros 30 dias após o procedimento. A real eficácia do procedimento será avaliada em meses a anos.