A cirurgia refrativa compreende os procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo reduzir e, se possível, eliminar os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Este procedimento está presente na prática clínica oftalmológica há aproximadamente duas décadas. O advento do excimer laser e o aumento dos níveis de segurança e eficácia da cirurgia refrativa tornaram um procedimento cirúrgico previsível e confiável.
A seleção dos pacientes que se enquadram para o tratamento com cirurgia refrativa leva-se em consideração estabilidade do grau, espessura e curvatura corneana, bem como o grau da ametropia. Infelizmente não são todos os casos de ametropias em que é possível fazer este procedimento, então procure seu médico para ver se você se enquadra nos critérios para ser um candidato à cirurgia refrativa.
Procedimento é realizado em ambiente de bloco cirúrgico, sob anestesia local em forma de colírio. No pós-operatório o paciente fará uso de colírios anti-inflamatório, antibiótico e lágrima artificial para ser utilizado nos primeiros 30 dias após o procedimento.